Toxina Botulínica

Toxina Botulínica


Recomendado para alinhar a arcada dentária quando se tem a gengiva acentuada, salivação em excesso, dor muscular por fadiga dos músculos da mastigação e, ainda, o controle do bruxismo.

Embora amplamente conhecida por sua utilização cosmética, a toxina botulínica também tem sua condição terapêutica. Além de retardar o surgimento de marcas de expressão, como as rugas, seus benefícios ainda se estendem em vários campos da odontologia. A toxina botulínica, por exemplo, pode ser perfeitamente utilizada no controle do bruxismo. Quando aplicada nos músculos da face, a tensão diminui, fazendo com que não haja mais força suficiente para provocar o atrito entre os dentes. O tratamento também é recomendado para alinhar a arcada dentária quando se tem a gengiva acentuada, salivação em excesso, dores musculares por fadiga dos músculos da mastigação e, ainda, usada em tratamentos preventivos, como o caso do implante dentário com Carga Imediata e reabilitações estéticas.

PERGUNTAS FREQUENTES: Desde quando a toxina botulínica está presente no meio odontológico? A toxina botulínica está presente no meio médico a partir da década de 1960 e, desde setembro de 2011, ganha espaço nos consultórios odontológicos, quando foi devidamente regularizada para uso através da Resolução 112/11 do Conselho Federal de Odontologia (CFO).

As aplicações são doloridas? Como as agulhas utilizadas são extremamente finas, não acontece dor alguma. A sensação para a maioria dos pacientes é de uma pequena “picadinha”, totalmente suportável, que proporciona somente um ligeiro incômodo.