Especialidades

GINECOLOGIA

GINECOLOGIA

O que é ginecologia?
A ginecologia é o ramo da medicina especializado na saúde feminina. Os médicos que possuem esse tipo de especialização atuam principalmente com os órgãos reprodutores do sexo feminino.

É o médico ginecologista o responsável por fazer o tratamento preventivo e o diagnóstico de condições que podem acometer o útero, as tubas uterinas e os ovários. A ginecologia também trata as partes externas do corpo feminino, como as mamas e a vulva.

Uma mulher pode procurar um médico ginecologista quando apresentar sintomas como cólicas fortes, ciclos menstruais irregulares e até problemas como crescimento excessivo de pelos, ganho de peso e desconforto nas mamas próximo ao período menstrual.

É recomendado que a primeira visita ao ginecologista seja feita logo após o primeiro ciclo menstrual, para que o acompanhamento médico da paciente possa ser iniciado.

Os problemas mais comuns tratados por um médico ginecologista são:

– Ciclo menstrual irregular: quando o ritmo de menstruação sofre alguma mudança, seja por fator medicamentoso ou hormonal

– DSTs: As doenças sexualmente transmissíveis podem ser causadas por vírus ou bactérias, e as mais comuns são: HIV/Aids, sífilis, gonorreia, HPV, herpes (genital e labial), entre outras

– Câncer do colo do útero: é uma lesão invasiva intrauterina ocasionada principalmente pelo HPV, o papilomavírus humano

– Endometriose: é uma doença em que o tecido endometrial cresce fora do útero e pode aparecer nas paredes das tubas uterinas, bexiga e ovários

– Ovário policístico: se caracteriza por uma doença endócrina que causa variações nos níveis hormonais das mulheres que podem resultar em cistos de variados tamanhos nos ovários

– Câncer de mama: é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama, que se multiplicam muito rapidamente e formam um tumor. O câncer de mama é o tipo de doença mais comum entre as mulheres no mundo. Essa é uma patologia que atinge mais mulheres dos 35 aos 65 anos, mas se descoberta com antecedência pode ser tratada. Por isso é importante investir no autoexame e na visita regular ao médico

– Dismenorreia ou cólica: Devido à liberação acima do normal de uma substância chamada prostaglandina, há um aumento das contrações no músculo uterino, aliado à circulação sanguínea prejudicada, e isso faz com que as mulheres sintam dores que prejudicam o seu cotidiano

– Menopausa: é quando os ciclos menstruais e ovulatórios se encerram, pois a mulher para de produzir hormônios femininos nos ovários. E em decorrência disso sentem muito calor, encontram dificuldade para dormir e têm severas variações de humor.

Quando a ginecologia trata mulheres que estão gestantes, a especialidade passa a ser denominada ginecologia e obstetrícia.

Em caso de nódulos ou irregularidades nas mamas, o médico ginecologista pode atuar em conjunto com um mastologista para determinar o tratamento ideal, de acordo com o diagnóstico do paciente.

Para descobrir o que uma paciente possui, muitas vezes é preciso realizar exames complementares, como o Papanicolau, a citologia e a microflora vaginal, além do ultrassom de pelve, de mamas e transvaginal. Para realizar todos esses exames em uma única localidade, o ideal é procurar por clínicas de ginecologia que permitam ao paciente realizar todos esses checkups complementares.

Por vezes, o tratamento cirúrgico pode ser necessário para tratar de condições ginecológicas. São procedimentos como aqueles realizados para tratar a endometriose e a histeroscopia, um tipo de microcirurgia na qual um aparelho com uma câmera é inserido dentro do interior do útero para averiguar suas condições internas.

A ginecologia é uma das vertentes da Medicina que mais faz o uso de cirurgias robóticas para o tratamento das condições médicas do paciente.

SAIBA MAIS
NEUROLOGIA

NEUROLOGIA

O que é neurologia?
A neurologia é uma especialidade médica que trata distúrbios relacionados ao sistema nervoso. Ele é dividido entre o sistema nervoso central, que é composto pelo cerebelo, tronco encefálico, cérebro e medula espinhal; periférico, que são os nervos que ligam o sistema nervoso central ao resto do corpo, e também o autônomo, que controla todas as nossas funções, como a digestão, circulação do sangue, respiração e também o controle de temperatura.

A área de neurologia também atua em conjunto com outras especialidades da medicina. O neurologista, por exemplo, pode estar envolvido em pesquisa clínica ou até mesmo atuando em conjunto com outro médico para auxiliar no tratamento de algumas especialidades, como a depressão, ansiedade e a síndrome do pânico.

As doenças mais comuns tratadas por um neurologista são as cefaleias ou dores de cabeça; distúrbios do sono, como insônia, ronco, apneia e o excesso de sono; AVC; Alzheimer; doença de Parkinson; Esclerose Múltipla; tumores, meningites, déficit de atenção e hiperatividade.

O neurologista também pode se especializar no tratamento de crianças. A neurologia pediátrica, como é conhecida, acompanha o desenvolvimento neurológico dos pequenos, por meio de exame clínico e pelo diagnóstico das funções motoras e cognitivas, permitindo identificar e fazer um tratamento preciso de doenças. As enfermidades mais comuns na infância e adolescência são meningite, encefalites, epilepsias, doenças do sono (sonambulismo, bruxismo, paralisia do sono e sonolência excessiva durante o dia, por exemplo), doenças musculares, dores de cabeça, entre outras.

SAIBA MAIS
OFTALMOLOGIA

OFTALMOLOGIA

O que é oftalmologia?
A oftalmologia é o ramo da Medicina que visa cuidar da saúde dos olhos e da capacidade de visão. É o médico oftalmologista que realiza diagnósticos referente a erros de refração do olho, que podem causar condições como a miopia e o astigmatismo, reduzindo a capacidade de um indivíduo de enxergar e de realizar suas tarefas do cotidiano.

A oftalmologia pode tratar de condições como a presbiopia, conhecida também como “vista cansada”, que afeta boa parte das pessoas acima de 40 anos de idade, além da catarata, do glaucoma, da conjuntivite, do estrabismo, do hifema e do ceratocone, que afeta a córnea de jovens e adolescentes, causando visão distorcida.

Boa parte dos tratamentos receitados por um médico oftalmologista consiste no uso de óculos como auxílio para a visão, além de colírios e outros medicamentos para tratar de alergias e condições diversas.

No entanto, alguns médicos oftalmologistas podem receitar tratamentos que incluem a intervenção cirúrgica, como o tratamento do ceratocone e as cirurgias de correção de miopia e estrabismo.

Para realizar o diagnóstico correto e preciso, um oftalmologista pode fazer exames e avaliações médicas utilizando equipamentos diversos como o oftalmoscópio, o ceratômetro, o retinoscópio, a lâmpada de fenda e o refrator. Se um paciente precisa realizar mais de um tipo de exame de diagnóstico, pode recorrer a um instituto de oftalmologia, que costuma possuir todos esses equipamentos em uma única localidade.

SAIBA MAIS